Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/17 às 15h01 - Atualizado em 13/08/19 às 15h27

ūüöÄ Programa√ß√£o do Planet√°rio

COMPARTILHAR

 

 

Programa√ß√£o da semana abertas ao p√ļblico

 

 

Sessão somente às 18h30

Terça-feira: Arqueoastronomia Maia

Quarta-feira: Dois Pedacinhos de Vidro

Quinta-feira: Fronteiras

Sexta-feira: Uma Aventura no Planet√°rio

 

 

S√°bado:

10h30 ‚Äď O Segredo do Foguete de Papel√£o

14h30 ‚Äď Origens da Vida

16h00 ‚Äď Uma Aventura no Planet√°rio

17h30 ‚Äď Fronteiras

19h00 ‚Äď O Mist√©rio da Mat√©ria Escura

 

 

Domingo:

10h30 ‚Äď Kalouka¬īHina

14h30 ‚Äď Reino de Luz

16h00 ‚Äď Uma Aventura no Planet√°rio

17h30 ‚Äď Da Terra para o Universo

19h00 ‚Äď O Mist√©rio da Mat√©ria Escura

 

 

 

Resumo dos Filmes:

 

‚Äď Da Terra ao Universo

 

Esta extraordin√°ria viagem de 30 minutos atrav√©s do tempo e do espa√ßo mostra, atrav√©s de uma combina√ß√£o soberba de sons e imagens, o Universo que nos √© revelado pela ci√™ncia. Os espectadores podem se divertir no esplendor dos planetas do Sistema Solar e no nosso Sol abrasador. Da Terra para o Universo leva a audi√™ncia para os coloridos ber√ß√°rios e cemit√©rios das estrelas, e ainda mais al√©m da Via L√°ctea para a imensid√£o inimagin√°vel de uma mir√≠ade de gal√°xias. Ao longo do caminho, o p√ļblico conhecer√° a hist√≥ria da astronomia, a inven√ß√£o do telesc√≥pio e os telesc√≥pios gigantes de hoje que nos permitem investigar cada vez mais o universo.

Faixa et√°ria recomendada: 12 anos

 

‚Äď Dois pedacinhos de vidro

 

O t√≠tulo ‚ÄúDois Pedacinhos de Vidro‚ÄĚ fazem refer√™ncia a duas lentes que, colocadas em um tubo, foram capazes de revelar um c√©u nunca antes visto pela humanidade. Ao participar de uma noite de observa√ß√£o das estrelas, dois adolescentes aprendem como o telesc√≥pio nos ajudou a entender o nosso lugar no espa√ßo e como esses aparelhos continuam expandindo nossa compreens√£o sobre o universo.

 

A conversa deles com uma astr√īnoma, os faz entender a hist√≥ria do telesc√≥pio e as descobertas que estas maravilhosas ferramentas t√™m feito. Os estudantes aprendem n√£o s√≥ como os telesc√≥pios funcionam, mas principalmente como os maiores observat√≥rios do mundo usam estes instrumentos para explorar os mist√©rios do universo. Ao olhar pelo telesc√≥pio, os estudantes ‚Äď juntamente com a plateia, exploram as luas galileanas, os an√©is de Saturno e a estrutura espiral de gal√°xias. Durante a conversa, eles tamb√©m aprendem sobre as descobertas de Galileu, Huygens, Newton, e muitos outros astr√īnomos, f√≠sicos, matem√°ticos e cientistas. Al√©m de ampliar o conhecimento a respeito destas personalidades, os personagens do filme e o p√ļblico aprendem sobre o Hubble ‚Äď um sat√©lite astron√īmico artificial n√£o tripulado que carrega um imenso telesc√≥pio.

 

O filme apresenta entrevistas com importantes astrofísicos e cosmólogos de renomadas universidades e observatórios do mundo. Eles explicam os conceitos que vão desde o ato de Galileu de revelar o cosmos com um simples telescópio até as mais recentes descobertas no espaço, incluindo a novas ideias surpreendentes sobre a vida em outros planetas e o buraco negro.

Faixa etária recomendada: a partir de 12 anos | Duração: 23 minutos

 

‚Äď Reino de luz: uma breve hist√≥ria da vida

O estudo da astronomia come√ßou h√° mais de 30 mil anos. At√© hoje, diversas respostas foram encontradas com a mesma frequ√™ncia em que mais perguntas surgem em consequ√™ncia dos pr√≥prios questionamentos. Em ‚ÄúReino de Luz‚ÄĚ, somos convidados a fazer uma reflex√£o sobre nosso lugar no universo, sobre a explora√ß√£o do espa√ßo e sobre as conquistas e avan√ßos que a humanidade foi capaz de realizar.

Faixa etária recomendada: a partir de 14 anos | Duração: 24 minutos

 

‚Äď Origens da vida

A humanidade sempre se interessou em saber se existe vida fora do planeta Terra tal como a conhecemos. Formas de vida ex√≥ticas s√£o raras, mas quando encontradas despertam a curiosidade dos cientistas. Em ‚ÄúOrigens da Vida‚ÄĚ s√£o mostrados os fatos importantes na evolu√ß√£o da vida na cronologia do Universo, passando pelo seu in√≠cio no Big Bang, cria√ß√£o do Sistema Solar, forma√ß√£o da Terra, seguida das condi√ß√Ķes para a exist√™ncia de vida no nosso planeta. Com linguagem simples e fant√°sticas imagens, a sess√£o apresenta conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planet√°rios. E traz um olhar sobre a extin√ß√£o dos dinossauros. O filme √© uma viagem fant√°stica atrav√©s do tempo mostrando muitas descobertas feitas no passado recente e faz uma alerta para nossa consci√™ncia planet√°ria.

Faixa etária recomendada: a partir de 14 anos | Duração: 24 minutos

 

‚Äď O segredo do foguete de papel√£o

Em uma viagem l√ļdica pelo espa√ßo, tr√™s coisas s√£o essenciais: um foguete de papel√£o, um prestativo livro de astronomia e uma dose de imagina√ß√£o. A nave √© constru√≠da a partir de uma caixa de papel√£o, contendo uma carga de bal√Ķes cheios de ar fresco e de um livro de astronomia emprestado da biblioteca. A jornada passa pelo Sol e pelos planetas rochosos e gigantes gasosos com seus belos an√©is. A viagem n√£o √© livre de riscos, mas o livro de astronomia ajuda em todas as situa√ß√Ķes de perigo.

Faixa etária recomendada: de 4 a 11 anos | Duração: 45 minutos

 

‚Äď Fronteiras

Eis uma jornada para descobrir que os limites são indistintos. Giordano Bruno falou de mundos infinitos, Emmanuel Kant dos universos ilha, e a física moderna do multiverso. Temos apenas uma certeza: é nosso conhecimento que tem limites. Mas a alegria que podemos obter rompendo nossos limites em nossa busca por respostas é infinita.

Faixa etária recomendada: de 4 a 11 anos | Duração: 30 minutos

Sess√£o comentada

Esta exibi√ß√£o √© guiada por monitores e os visitantes t√™m a oportunidade de fazer perguntas e sugerir temas para proje√ß√£o na c√ļpula do Planet√°rio.

Duração: Variável

Faixa et√°ria: Vari√°vel

 

  • – O mist√©rio da mat√©ria escura – explorando um segredo c√≥smico

 

O que mantém as galáxias juntas? Quais são os blocos de construção do universo? O que faz o Universo parecer o que é hoje? Pesquisadores de todo o mundo tentam responder a essas perguntas. Sabemos hoje que aproximadamente um quarto do Universo está cheio de uma misteriosa cola: Matéria Escura. Nós sabemos que está lá fora. Mas não temos ideia do que é feito.

 

Este show de planet√°rio leva voc√™ na maior busca da astrof√≠sica contempor√Ęnea. Voc√™ ver√° por que sabemos que a mat√©ria escura existe e como essa pesquisa √© uma das mais desafiadoras e empolgantes que a ci√™ncia tem a oferecer. Junte-se aos cientistas em sua busca por mat√©ria escura com experimentos no espa√ßo e no subsolo. Eles ser√£o capazes de resolver o mist√©rio da mat√©ria escura?

Sinopse extraída da página oficial do filme: http://shows.planetarium-laupheim.de

 

Uma Aventura no Planet√°rio: Monitor e Mouse se veem em uma situa√ß√£o inusitada: sozinhos na c√ļpula lotada de pessoas pedindo para come√ßar a sess√£o. S√≥ lhes resta tomar o comando dos equipamentos e levar o p√ļblico por uma viagem ao espa√ßo. Nessa aventura, com muito humor, eles nos mostram os planetas, o Sol, a Lua, as estrelas, as nebulosas, as gal√°xias e at√© um buraco negro.

 Sinopse extraída da página do planetário do rio: http://www.planetariodorio.com.br/event/uma-aventura-no-planetario-18/