Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/19 às 10h54 - Atualizado em 12/07/19 às 17h58

GDF e Microsoft firmam acordo de intenções

COMPARTILHAR

 

 

Parceria entre as secretarias de Ciência e de Educação amplia qualificação na área tecnológica para alunos do ensino público

 

Foi assinado  (9/4) um acordo de intenções entre o governo do Distrito Federal – por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Educação – e a Microsoft que permitirá que alunos e professores do ensino público tenham acesso, de graça, aos programas da empresa. O objetivo é qualificar desde cedo os alunos e promover o aprendizado tecnológico, ao mesmo tempo em que os prepara com vistas ao mercado.

Na prática, o pacote, que ficará na nuvem, poderá ser acessado de qualquer computador por cada aluno, mediante uma senha particular. São mais de 600 mil plataformas Microsoft Office – disponíveis dentro de 30 dias –, que vão oferecer serviços como e-mail e calendário (Outlook), conferências online e mensagens instantâneas (Skype), além de editor de textos (Word) e outra infinidade de recursos.

 

Aluna do 2º ano do Centro Educacional Stella Dos Cherubins Guimarães Trois, de Planaltina, Linda Ellen de Paula Oliveira, 15 anos, disse que ter acessos a essas ferramentas de graça será bastante proveitoso no dia a dia escolar. “Vai beneficiar de uma maneira extraordinária porque nas escolas públicas os recursos podem ser escassos, e uma pareceria como essa pode desenvolver muito o nosso aprendizado na área de tecnologia”, defendeu.

“Queremos levar tecnologias para essas crianças e transformar suas vidas e a única forma que temos de transformar a vida de uma pessoa é por meio dos estudos, da educação”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. Feliz com a presença de mais de 50 estudantes de cinco administrações regionais que prestigiaram a cerimônia, o governador enfatizou: “A educação hoje mudou, estamos cada vez mais num ambiente tecnológico e a partir de agora essa realidade estará ao alcance dos nossos alunos”.

 

Com um olho no futuro

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, o benefício financeiro dessa parceria é incalculável. “Essa parceria é um marco, um divisor de águas para as tecnologias e inovações das escolas no DF. É um marco em termos de valor porque implica numa economia de R$ 70 milhões do governo nesta área”, avaliou.

 

Para o secretário de Educação, Rafael Parente, a iniciativa irá colocar alunos e professores na idade de ouro da tecnologia, preparando uma geração para o futuro. “A gente sabe que os alunos já são nativos digitais, aprendem de forma diferente, 65% dos alunos que estão na escola hoje vão ter profissões que hoje serão extintas no futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial, e eles precisam ter acesso às novas ferramentas tecnológicas, porque senão for assim, chegarão defasados no mercado de trabalho”, destacou.

 

A iniciativa faz parte do compromisso da Microsoft em contribuir com o desenvolvimento do país, por meio do apoio à educação e à atividade empreendedora, disponibilizando tecnologia de ponta e capacitação para alunos, professores e profissionais de instituições de ensino. “Essa parceria coloca em evidência a bandeira da democratização à tecnologia da nossa empresa”, reforçou Ronan Damasco, diretor de Competitividade Nacional da Microsoft.

 

Fonte: Agência Brasília