Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/10/17 às 19h29 - Atualizado em 8/11/18 às 16h47

Simplifica PJ chega para facilitar a vida do empresário do DF

COMPARTILHAR

Quem quer abrir empresa pode resolver burocracia em um só lugar

 

 

Foto: Cleverlan Costa

O Governo de Brasília inaugurou nesta quinta-feira (5) o projeto Simplifica PJ, uma parceria do próprio governo, por intermédio da Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, SEDICT, com o Sebrae e a Federação das Indústrias de Brasília, FIBRA.  O Simplifica PJ reúne em um só local 11 órgãos do Governo de Brasília e três do Governo Federal (veja a lista) responsáveis por emitir licenças e alvarás de funcionamento de empresas.

 

O objetivo é simplificar a vida de quem quer abrir o próprio negócio, permitindo que o empreendedor resolva toda a parte burocrática em um único lugar, sem precisar gastar tempo, combustível ou dinheiro de passagem indo a vários lugares. “Ter em um único local tudo que ele (empresário) pudesse ter de informações e providências para abrir o seu negócio, regularizar o seu negócio ou dar baixa na sua empresa era um pleito antigo, era um sonho do setor produtivo”, conta o secretário Valdir Oliveira, lembrando que a ideia do simplifica PJ era uma de suas promessas quando assumiu a Secretaria há exatos seis meses.

 

O atendimento do Simplifica PJ será feito de segunda a sexta, de 8h a 18h, em um galpão na QI 19 Setor de Indústrias de Taguatinga, cidade que concentra metade das empresas do Distrito Federal. O local pertence à FIBRA, que cedeu o espaço de 1,5 mil m² ao Governo de Brasília sem qualquer custo, por cinco anos, prazo que poderá ser renovado por mais cinco. “A flor não nasce no deserto. Estamos criando aqui ambiente para que empresas nasçam e gerem desenvolvimento”, aposta Paulo Eduardo Ávila, representante da Federação das Indústrias na inauguração. O governador Rodrigo Rollemberg saudou a parceria do Governo de Brasília com a FIBRA e o Sebrae, que oferece consultorias no local, como uma das saídas para o desenvolvimento. “Juntos, nós vamos fazer mais, mais rápido e melhor”, disse o governador.

 

A rapidez para resolver a parte burocrática também será uma das vantagens do Simplifica PJ. Por intermédio do Registro de Licenciamento de Empresas, o RLE, uma empresa, dependendo do caso, poderá ser aberta ou regularizada em menos de meia hora. Mesmo as empresas que para funcionar precisam de vistoria dos Bombeiros, Instituto Brasília Ambiental ou Vigilância Sanitária ganharão tempo, pois boa parte das exigências já estará resolvida pelos atendentes do Simplifica PJ.  “Isso é a agilidade, isso é simplificar, é desburocratizar, é tudo que os empresários empreendedores precisam para poder fazer melhor os seus negócios para gerar emprego e renda, para poder alavancar a nossa economia”, sintetizou Valdir Oliveir

 

Adesivo Simplifica-01