Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/14 às 20h14 - Atualizado em 30/10/18 às 12h21

Relatório sobre a implantação da Cidade Aeroportuária

COMPARTILHAR

Proposta é fazer do DF um local estratégico para movimentação de cargas  

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Subcomissão da Cidade Aeroportuária, composta por técnicos do órgão, apresentou na tarde desta terça-feira (6), para membros do Governo do Distrito Federal e representantes da consultoria Jurong (de Cingapura), um conjunto de informações que juntas compõe um relatório capaz de subsidiar com levantamentos específicos o projeto de implantação da “Cidade Aeroportuária”.

A criação da Cidade Aeroportuária é um dos pilares defendidos pela Jurong Consultants dentro da proposta “Brasília 2060”, um conjunto de iniciativas do governo Agnelo Queiroz focado em transformar o Distrito Federal em local estratégico no Brasil para investimentos internacionais. A empresa de Cingapura.

Local estratégico – A proposta do terminal é transformar Brasília em local estratégico para a distribuição e movimentação de cargas na região central do Brasil. Além disso, as pesquisas sugerem que a Cidade Aeroportuária seja capaz de abrigar nas suas intermediações plantas industriais e de manufatura, terminal de passageiros e zona aduaneira.

Dentro das observações, uma das mais relevantes sugeridas pela Subcomissão é a antecipação da implantação do projeto, que está prevista para ocorrer em 2037. Para o secretário adjunto da SDE, Carlos Cesar Soares Paiva, responsável pela apresentação, é preciso considerar a necessidade de se modernizar a plataforma de logística de mercadorias do DF.

“A cada ano percebemos um aumento significativo tanto no trânsito de passageiros, quanto no transbordo de cargas no Aeroporto JK, precisamos de outra opção capaz de suprir a demanda do setor produtivo”, afirmou.

Polo Logístico – Outro dado apresentado durante o encontro é relacionado ao modelo de operação do novo aeroporto, onde de acordo com o relatório da SDE, a movimentação de cargas terá de se integrar com a operacionalização de outro projeto da Jurong: o Polo Logístico. O local abrigará empresas especializadas em transporte e tratamento de cargas.

No âmbito do Governo do Distrito Federal, a SDE é o órgão responsável pela implantação da Cidade Aeroportuária. Do ponto de vista técnico, o projeto já foi considerado viável e necessário ao desenvolvimento econômico de Brasília e Região Metropolitana. Além disso, o terminal já tem local definido para sua implantação.