Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/17 às 13h05 - Atualizado em 8/11/18 às 16h45

Mutirão da Simplificação estará em Brazlândia em julho

COMPARTILHAR

Evento quer atrair empreendedor para a formalização

 André Giusti

O Governo de Brasília (GDF), por intermédio da SEDES e da Administração Regional (R.A) de Brazlândia, começou a preparar, em parceria com o Sebrae, o Mutirão da Simplificação na cidade. Ele vai ocorrer entre os dias 3 e 7 de julho. Técnicos da Secretaria estiveram na Administração, nesta terça-feira (6) tratando de detalhes como localização exata do mutirão, que ocorrerá em uma tenda junto à própria R.A.

O Mutirão da Simplificação quer facilitar a vida do empreendedor para que ele regularize a sua situação junto ao GDF. O secretário Valdir Oliveira acredita que a formalização da economia é uma das maneiras que o governo local tem para alcançar a meta de retomar o desenvolvimento econômico, com geração de empregos. Essa é uma meta da gestão transmitida pelas subsecretarias da SEDES. “Um dos objetivos (do Mutirão) é a proposta de trazer e identificar as pessoas que, em Brazlândia, são em grande número de empreendedores para que a Administração mobilize essas pessoas e que elas compareçam ao evento para conhecer os benefícios da formalidade”, explica Márcio Faria Júnior, subsecretário de Relação com o Setor Produtivo. 

Os empreendedores terão cinco dias para saber quais documentos são necessários para a formalização e em quais áreas da cidade eles poderão trabalhar. Se tudo estiver certo, a regularização sai na hora, por intermédio do RLE, o Registro de Licenciamento de Empresas. Tudo de graça e sem custo para o empreendedor.

Márcio Júnior adianta que o Mutirão terá um caráter educativo. “Todos os órgãos do GDF, como a Agefis e Vigilância Sanitária, estarão lá. Não será para fiscalizar e combater, mas para fazer um trabalho educativo, um trabalho de orientação. A Vigilância Sanitária, por exemplo, estará lá não para autuar e sim para informar e orientar, criando cartilhas para que o empreendedor saiba como trabalhar dentro da lei”, esclareceu o subsecretário. 

Capacitação – Capacitar será outra vertente do Mutirão da Simplificação em Brazlândia. Haverá mais três mutirões como esse até o fim do ano (Confira o calendário abaixo). Para isso, no dia 19, duas semanas antes do evento, equipes da SEDES e do Sebrae estarão na cidade para identificar o perfil do empreendedor local. Pelo o que se conhece da bucólica Brazlândia, os técnicos já adiantam que a cidade tem na agricultura, na piscicultura e no turismo rural e ecológico suas grandes vocações, embora possua um comércio bem estabelecido. “Diante desse diagnóstico, que os consultores do Sebrae irão fazer, será montado um curso para os empreendedores, que será dado a semana inteira”, adianta Aurilene Sousa, assessora especial da subsecretaria.

Ela assegura que os cursos atenderão às necessidades práticas dos empreendedores. “Digamos que haja alguma dificuldade com o cultivo da cebola, por exemplo, a Emater DF será chamada a esclarecer essas dúvidas por meio da capacitação”, explicou. É possível que haja também interesse dos empreendedores por assuntos como gestão financeira e administração. “Mas aí o Sebrae já possui módulos montados para atender essa demanda”, garante Anne Affiune, também assessora especial.

A cultura de Brazlândia estará em destaque ao longo dos cinco dias de evento, até como forma de alegrar o ambiente. São esperadas apresentações de grupos de Catira, a folclórica dança do cerrado. 

Calendário do Mutirão da Simplifcação

Brazlândia – 3 a 7/7
Samambaia – 31/7 a 4/8
São Sebastião – 11 a 15/9
Paranoá – 2 a 6/10