Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/06/17 às 18h32 - Atualizado em 8/11/18 às 16h45

Ouvidoria: linha direta entre você e o Serviço Público

COMPARTILHAR

Ouvidoria

Na SEDES, o cidadão recebe resposta em dez dias

 ASCOM

A Ouvidoria é um dos órgãos mais importantes do Serviço Público, seja no âmbito federal, estadual, municipal ou como no nosso caso: o distrital. É ela quem faz a ligação entre o contribuinte, o cidadão, enfim, a sociedade com a Administração Pública. O servidor de carreira do GDF, Marcos Paulo Freire Malgueiro Lopes sabe bem disso. Ele trouxe para a Ouvidoria da Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável do DF (SEDES) a experiência de um ano no mesmo cargo na Secretaria de Justiça (SEJUS).

Pelo telefone, pela internet ou mesmo na sede da Secretaria as pessoas podem fazer reclamações, sugestões, denúncias, elogios ou pedir informações diretamente ao ouvidor. Marcos Paulo, um dos responsáveis pelo trabalho na SEDES, explica que a Ouvidoria serve ao cidadão e – da mesma forma – ao servidor público no plano interno da repartição. “Nos casos de assédio moral ou sexual, por exemplo”, complementa.

Sua função é ouvir, registrar e encaminhar tudo ao gestor responsável daquela área citada por quem procurou a Ouvidoria. “Eu sou uma espécie de carteiro: recebo, levo e entrego”, brinca o ouvidor da SEDES. Mas a sua função vai um pouco além disso. Ele precisa cobrar do gestor da área citada uma resposta à população, pois deixa claro que não possui a competência para analisar o mérito das notificações que chegam à Ouvidoria.

WhatsApp Image 2017-06-21 at 11.53.27 1

De acordo com as normas do próprio GDF, uma resposta deve ser dada pelas ouvidorias em até vinte dias. “Na SEDES, desde que assumi, em maio deste ano, esse prazo tem sido de dez dias” conta Marcos Paulo, acrescentando que na média do governo local as pessoas recebem as respostas das ouvidorias em doze dias.

Quem precisar procurar a Ouvidoria da Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável pode entrar em contato pelo telefone 162, pela internet no site www.ouv.df.gov.br ou vir até a sede do órgão, que fica no SBN, Quadra 2, Bloco K, Lote 09, Edifício Wagner, Asa Norte. Para facilitar a vida de quem quer usar o serviço, o GDF determinou que as ouvidorias de todos os órgãos do governo são obrigadas a receber até mesmo as notificações que não sejam dirigidas ao órgão do qual fazem parte. “Ou seja, aqui na SEDES, sou obrigado a receber uma notificação relativa a outra secretaria ou a outro órgão e encaminhá-la”, esclareceu Marcos Paulo.