21/06/18 às 8h06 - Atualizado em 30/10/18 às 12h17

Instalação do Biotic deve causar impacto positivo na Economia, assegura Valdir Oliveira

Edifício de governança do Parque Tecnológico Biotic foi inaugurado na Granja do Torto

Foto: Cleverlan Costa

Impulsionar a economia local com geração de emprego e renda é a expectativa do Governo de Brasília ao entregar à população do DF nesta quinta-feira, 21, às 9h, o Parque Tecnológico Biotic. O edifício de governança , que está sendo inaugurado, vai reunir empresas públicas e privadas, instituições de ensino e startups. Assim que estiver em pleno funcionamento, o Parque deve abrigar cerca de 1,2 mil empresas dos ramos da tecnologia da informação e comunicação e da biotecnologia, podendo criar mais de 25 mil empregos diretos.

Para o secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia (Sedict), Valdir Oliveira, Brasília está se tornando uma capital de inovação o que conduz a uma mudança na matriz de desenvolvimento na região. “O Distrito Federal foi baseado no modelo de patrimonialismo, ou seja, voltado ao benefício econômico e terreno. E agora ele está sendo complementado com inovação e inteligência”, analisa o secretário.

Valdir Oliveira explicou que existe uma necessidade de romper com a dependência de empregos do serviço público em Brasília. “O setor público tende a encolher e a gente precisa dar vazão e oportunidade para aqueles que estão atrás de emprego. Uma das alternativas é esse novo modelo, embora ele não atenda a todo mundo”, compara o secretário, esclarecendo que o Parque Biotic não vai resolver o problema do desemprego no DF, mas ele virá para abrir novas oportunidades.

Uma dessas oportunidades é observada pelo aumento de startups, que já somam mais de quatrocentas em todo DF. Na visão de Valdir, esse crescimento se justifica pela migração dos jovens para esse novo modelo de negócio. “O Parque Biotic vem justamente para alavancar esse modelo. Para uma startup dar certo ela tem de estar próxima de aceleradoras, de empresas e de instituições que podem, juntas, criar esse ambiente para que as oportunidades sejam aproveitadas”, concluiu Valdir.