Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/12/23 às 18h43 - Atualizado em 18/07/24 às 10h21

Parque da Cidade recebe passeio ciclístico no domingo

 

Foto: Secretaria de Esporte

 

No último domingo (10), o Parque da Cidade Sarah Kubitschek recebeu a 12ª edição do Bora de Bike. O evento teve como objetivo estimular o uso da bicicleta como atividade física, meio de transporte, lazer e esporte. O ponto de concentração foi no estacionamento 1, próximo ao Pavilhão de Exposições.

 

Mais de cinco mil pessoas participaram do evento, que contou a presença de mais de 50 grupos de ciclistas. O percurso abrangeu todo o contorno do parque e teve aproximadamente 10 km de extensão.

 

O passeio ciclístico teve o apoio da secretaria de ciência, tecnologia e inovação e, na ocasião, será divulgado o projeto de monitoramento ambiental feito por meio de sensores de inteligência artificial. Os equipamentos, que estão instalados em seis pontos distintos do parque, são responsáveis por fazer a medição da qualidade do ar e da água. Os dados do monitoramento podem ser acompanhados por meio do site do projeto.

 

A tecnologia foi desenvolvida por uma startup brasileira e comunica-se diretamente com a nuvem disponibilizando os dados através de um site, que pode ser acessado por toda a população.

 

Para Leonardo Reisman, titular da Pasta, a adoção desta tecnologia é um importante instrumento de estímulo para a prática de atividades esportivas. “Por meio da tecnologia, os atletas e demais visitantes do parque poderão ajustar atividades e rotinas de exercício com base nos dados oferecidos pela plataforma. São tecnologias como esta que auxiliam no nosso dia-a-dia e estão a serviço da comunidade”, destaca.

 

A iniciativa faz parte de um projeto piloto e tem como objetivo mapear, em tempo real, as condições climáticas do local e gerar alertas para subsidiar a formulação de políticas urbanas sustentáveis, bem como estimular a prática de atividades físicas e recreativas ao ar livre e a conscientização ambiental.

 

Para o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro, o passeio ciclístico chegou para celebrar o fortalecimento da sustentabilidade, bem como potencializar outras alternativas de locomoção. “O Parque da Cidade é o cenário perfeito para a realização deste evento. Nós estamos comprometidos com o incentivo à prática esportiva, além de preservar o meio ambiente propondo uma solução simples e ao mesmo tempo sustentável, que é o de andar de bicicleta”, destaca. A pasta marcou presença no evento realizando atividades esportivas e atendimento ao público próximo ao local da largada do passeio.

 

O acompanhamento destes dados possibilita que os órgãos governamentais responsáveis pela gestão ambiental e saúde pública utilizem os dados coletados para implementar políticas mais eficazes de controle da poluição e promoção de ambientes saudáveis. As informações também podem auxiliar pesquisadores na realização de estudos sobre a qualidade do ar na região.