Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/17 às 15h01 - Atualizado em 18/05/22 às 16h01

Programação

 

 

Exposição – aberta ao público

 

  • De Terça à Domingo das 9h às 21h

 

Sessões de filmes na cúpula

 

De Terça à Sexta às 18 horas, com a seguinte programação:

 

  • Terça-feira – Origens da vida;
  • Quarta-feira – Tocando as fronteiras do Universo;
  • Quinta-feira – Da Terra para o Universo;
  • Sexta-feira – Uma aventura no Planetário (infantil).

 

Nos sábados, domingos e feriados são realizadas quatro sessões, com a seguinte programação:

 

  • 11h – Uma aventura no Planetário (infantil).
  • 16h – Segredo do foguete de papelão (infantil).
  • 17h – Uma aventura no Planetário (infantil).
  • 18h – Da Terra para o Universo.

 

 

Ingressos

 

A distribuição dos ingressos inicia 30 minutos antes de cada sessão. Entrada gratuita.

Durante o atendimento da escola, as visitas às exposições são abertas ao público, sendo a visita na modalidade livre.

 

Nos meses de janeiro e julho, ocorre a programação de férias do Planetário, que serão postadas no Instagram @planetariodebrasilia, não havendo atendimento de escolas neste período.

 

 

Resumo dos Filmes

 

DA TERRA PARA O UNIVERSO

Sinopse: Esta extraordinária viagem de 30 minutos através do tempo e do espaço mostra, através de uma combinação sóbria de filhos e imagens, o Universo que nos é revelado pela ciência. Os espectadores podem se divertir no esplendor dos planetas do Sistema Solar e no nosso Sol abrasador. Da Terra para o Universo leva a audiência para os coloridos berçários e cemitérios das estrelas, e ainda mais além da Via Láctea para uma imensidão inimaginável de uma miríade de galáxias. Ao longo do caminho, o público conhecerá a história da astronomia, uma invenção do telescópio e os telescópios gigantes de hoje que nos investigar cada vez mais o universo. Faixa etária recomendada: 12 anos | Duração: 33 minutos.

 

O SEGREDO DO FOGUETE DE PAPELÃO

Sinopse: Em uma viagem lúdica pelo espaço, três coisas são essenciais: um foguete de papelão, um prestativo livro de astronomia e uma dose de imaginação. A nave é construída a partir de uma caixa de papelão, contendo uma carga de balões cheios de ar fresco e de um livro de astronomia emprestado da biblioteca. A jornada passa pelo Sol e pelos planetas rochosos e gigantes gasosos com seus belos anéis. A viagem não é livre de riscos, mas o livro de astronomia ajuda em todas as situações de perigo. Faixa etária recomendada: de 4 a 11 anos | Duração: 42 minutos.

 

ORIGENS DA VIDA

Sinopse: A humanidade sempre se interessou em saber se existe vida fora do planeta Terra tal como a conhecemos. Formas de vida exóticas são raras, mas quando encontradas despertam a curiosidade dos cientistas. Em “Origens da Vida” são os fatos importantes na evolução da vida na cronologia do Universo, passando pelo seu início no Big Bang, criação do Sistema Solar, formação da Terra, seguida das condições para a existência de vida no nosso planeta. Com linguagem simples e fantásticas imagens, uma sessão apresenta conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários. E traz um olhar sobre a extinção dos dinossauros. O filme é uma viagem fantástica através do tempo mostrando muitas descobertas feitas no passado recente e faz um alerta para nossa consciência planetária. Faixa etária recomendada: a partir de 14 anos | Duração: 25 minutos.

 

UMA AVENTURA NO PLANETÁRIO

Sinopse: Monitor e Mouse são dois personagens deste filme que se veem em uma situação inusitada: sozinhos na cúpula lotada de pessoas solicitando para iniciar a sessão. Só resta tomar o comando dos equipamentos e levar o público por uma viagem ao espaço. Nessa aventura, com muito humor, eles nos apresentam os planetas, o Sol, a Lua, as estrelas, as nebulosas, as galáxias e até um buraco negro. Faixa etária recomendada: a partir dos 6 anos | Duração: 25 minutos.

 

TOCANDO AS FRONTEIRAS DO UNIVERSO

Sinopse: Quatrocentos anos após as descobertas revolucionárias de Galileu, dois satélites científicos são lançados no Universo. Esses telescópios espaciais revelam eventos que nossos olhos não podem ver. Eles observam o nascimento de estrelas e planetas e olham para o início dos tempos. Faixa etária recomendada: a partir de 12 anos | Duração: 45 minutos.