Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/05/24 às 18h03 - Atualizado em 3/05/24 às 18h03

Sérgio Sacani e Domingos dos Santos são nomeados embaixadores do Planetário de Brasília

 

Foto: Ascom/Secti-DF

 

Na tarde desta sexta-feira (3), os divulgadores científicos Sérgio Sacani e Domingos dos Santos foram receberam o título de embaixador do Planetário de Brasília. A iniciativa foi oficializada durante uma visita ao espaço e tem o objetivo de incentivar a educação científica junto à infância e juventude.

 

Divulgador científico há mais de 20 anos, Sacani é o criador do SpaceToday, canal de Astronomia que reúne mais de 1,87 milhão de inscritos no Youtube e 1,7 milhão de seguidores no Instagram. Com mestrado em Engenharia de Petróleo e Doutor em Geociências pela Universidade de Campinas, os cursos oferecidos por ele já formaram mais de 7 mil alunos.

 

Já Domingos dos Santos é estudante de matemática do Instituto Federal do Maranhão. O fascínio pela ciência e pela matemática o motivou a criar vídeos sobre experimentos científicos de forma descomplicada e com materiais de fácil acesso. No Instagram, conta com 1,6 milhão de seguidores. Em seu canal no Youtube, possui 321 mil inscritos. No Tik Tok, os vídeos já acumulam mais de 736 mil curtidas. Entre os conteúdos mais comuns entre o público que acompanha o perfil do jovem, estão os voltados para experimentos caseiros e as curiosidades sobre física e astronomia.

 

Nos primeiros meses de 2024, o Planetário recebeu mais de 31.049 visitantes. Deste montante, 8.011 são de outros estados e 302 estrangeiros. Ao todo, foram 6.638 estudantes de 118 escolas públicas e privadas. Mais de 9.374 pessoas assistiram às sessões da Cúpula, distribuídas em 304 sessões.