Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/11/23 às 16h30 - Atualizado em 29/11/23 às 16h30

Servidores da Secti-DF participam de palestra sobre os avanços científicos e tecnológicos no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata

 

Foto: Ascom/Secti-DF

 

Em alusão ao novembro azul, os servidores da secretaria de ciência, tecnologia e inovação do Distrito Federal participaram de uma palestra no Planetário de Brasília, nesta segunda-feira (27), sobre a importância da consciência sobre a doença e os impactos dos avanços científicos e tecnológicos recentes no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.

 

Na ocasião, o secretário Leonardo Reisman, titular da pasta, enfatizou a transversalidade da ciência, da tecnologia e da inovação e os recentes avanços feitos na saúde e na medicina. “A ciência, a tecnologia e a inovação estão presentes nas mais diversas áreas. No caso da saúde e da medicina, a utilização de soluções tecnológicas tem permitido o aperfeiçoamento de processos, como a implementação de prontuários eletrônicos, e avanços tanto no diagnóstico precoce quanto no tratamento de doenças”, afirma.

 

O médico urologista Diogo Mendes, responsável pela realização da primeira cirurgia com uso de robótica no Centro-Oeste, ressaltou a necessidade da população se conscientizar sobre o câncer de próstata, os principais fatores de risco, a importância da realização dos exames preventivos, além do uso de recursos tecnológicos nos processos de diagnóstico e tratamento da doença. “Se realizado anualmente, o exame preventivo reduz drasticamente o número de casos avançados e mortalidade por câncer de próstata. Nos casos mais graves, a diminuição é 50%. Já para a ocorrência de metástase, a redução é de 80%”, destaca.